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    GUIA ACADÊMICO

     







GUIA ACADÊMICO

                   


Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade 

Universidade
Pública, Gratuita e de Qualidade

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Ensino - Por meio de seus cursos, a UEMG busca atuar na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e a integração dos setores da sociedade e das regiões do Estado.
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Pesquisa - A UEMG tem diversas oportunidades de bolsas de iniciação científica vinculadas a      projetos desenvolvidos pelos docentes. Para se informar sobre as atividades de  pesquisa na UEMG e conhecer as modalidades, procure a Coordenação de pesquisa na   sua Unidade.
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Extensão - A extensão universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural e científico que, articulada ao ensino e à pesquisa, difunde o conhecimento produzido na universidade e abre espaço para a comunidade participar da vida acadêmica.
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Ensino - Por meio de seus cursos, a UEMG busca atuar na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e a integração dos setores da sociedade e das regiões do Estado.
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Pesquisa - A UEMG tem diversas oportunidades de bolsas de iniciação científica vinculadas a projetos desenvolvidos pelos docentes. Para se informar sobre as atividades de pesquisa na UEMG e conhecer as modalidades, procure a Coordenação de pesquisa na sua Unidade.
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Extensão - A extensão universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural e científico que, articulada ao ensino e à pesquisa, difunde o conhecimento produzido na universidade e abre espaço para a comunidade participar da vida acadêmica.
Conheça as Unidades da UEMG
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Ao ingressar na UEMG, o (a) estudante efetua a sua matrícula e adquire um Registro Acadêmico. A matrícula e a sua renovação são de responsabilidade do (a) estudante e devem ser feitas a cada semestre letivo, nos períodos fixados pelo Calendário Acadêmico da Universidade.

Por meio do Web GIZ Aluno, utilizando o seu número de matrícula como Usuário e a senha criada na Secretaria Acadêmica, é possível encontrar seus dados pessoais, comprovante de matrícula, histórico escolar resumido, disciplinas em curso, horário de aulas, Notas e Frequência, acessos para o e-mail institucional discente e Biblioteca Virtual entre outras informações acadêmicas — além de utilizá-lo para renovar sua matrícula semestralmente por meio da opção “Matrícula On-line”.

Importante: É proibido ao (à) estudante ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, conforme Lei Federal nº 12.089 de 11 de novembro 2009.


Trancamento de Matrícula

Entende-se por trancamento de matrícula a interrupção parcial ou total das atividades escolares, a pedido do (a) estudante, de maneira formalizada na Secretaria Acadêmica. Para outras informações, consulte Resoluções COEPE/UEMG n.º 132/2013 ou entre em contato a Secretaria Acadêmica de sua Unidade. Confira o e-mail para contato na página das Unidades.

Cancelamento de Matrícula

Será cancelado e arquivado o registro acadêmico do (a) estudante que se encontre em uma das seguintes situações:

I – não ter efetivado sua matrícula dentro do prazo;
II – for infrequente em todas as disciplinas em que esteve matriculado no semestre ou período, desde que a perda de frequência não tenha sido causada por aplicação de pena de suspensão;
III – apresentar rendimento global insuficiente em três semestres ou períodos consecutivos, conforme critérios estabelecidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. IV – ultrapassar o tempo máximo de integralização do curso, não computados os períodos de trancamento total da matrícula.
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Para requerer a dispensa de disciplina, o (a) estudante deverá acessar o formulário específico <LINK A SER CRIADO>, e inserir a documentação comprobatória para a análise da coordenação de curso, observando o prazo definido em Calendário Acadêmico. A frequência às aulas da (s) disciplina (s) para as quais foi solicitada a dispensa só pode ser interrompida a partir do deferimento do pedido. A dispensa é concedida por meio de exame de aproveitamento de estudos, conforme orienta a Resolução COEPE/UEMG nº 250/2020.
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A avaliação do rendimento escolar é feita em cada disciplina em função do aproveitamento verificado em provas e trabalhos decorrentes das atividades exigidas do (a) estudante. Ela é feita por pontos cumulativos de zero a cem. Nenhuma avaliação parcial de aproveitamento pode ter o valor superior a quarenta (40) e a pontuação mínima exigida para a aprovação na UEMG é de sessenta pontos (60).



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Ao estudante é assegurado o direito de revisão de provas e trabalhos escritos, desde que requerida no prazo estipulado pela Unidade Acadêmica. Essa revisão deverá ser feita, preferencialmente, na presença do (a) estudante.
Considera-se dia letivo aquele em que professores e estudantes desenvolvem atividades de ensino-aprendizagem, exigidas para a integralização curricular, conforme Calendário Acadêmico da Universidade.

Obs.: Na educação superior, o ano letivo regular tem, no mínimo, duzentos dias letivos, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver (LDB – Lei 9394/99, art.47).







Exame Especial

O (A) estudante que obtiver conceito E (de 40 a 59 pontos) e frequência suficiente (75%) na disciplina, nos termos do art. 41 do Regimento Geral, poderá se submeter a exame especial. Para mais informações, procurar a Coordenação do curso.

Rendimento Escolar

A avaliação do rendimento escolar é feita em cada disciplina em função do aproveitamento verificado em provas e trabalhos decorrentes das atividades exigidas do(a) estudante. Ela é feita por pontos cumulativos de zero a cem. Nenhuma avaliação parcial de aproveitamento pode ter o valor superior a quarenta e a pontuação mínima exigida para a provação na UEMG é de sessenta pontos.

Nenhuma avaliação parcial do aproveitamento pode ter valor superior a quarenta (40) pontos

Dia Letivo

Considera-se um dia letivo para quem e para quem desenvolve atividades de ensino-aprendizagem, exigindo uma integralização curricular, conforme Calendário Acadêmico da Universidade.
 
Obs .: Na educação superior, um ano letivo regular, no mínimo, em dias letivos, excluído ou em tempo reservado para exames finais, quando houver (LDB - Lei 9394/99, art.47).

Revisão de Provas

Ao estudante é assegurado o direito de revisão de provas e trabalhos escritos, desde que requerida no prazo estipulado pela Unidade Acadêmica. Essa revisão deverá ser feita, preferencialmente, na presença do(a) estudante.

Exame Especial

O(A) estudante que obtiver conceito E (de 40 a 59 pontos) e frequência suficiente (75%) na disciplina, nos termos do art. 41 do Regimento Geral, poderá se submeter a exame especial. Para mais informações, procurar a Coordenação do curso.

Currículo dos Cursos

O currículo dos cursos da UEMG é organizado pela articulação entre atividades acadêmicas curriculares, que poderão compreender: disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas; seminários; atividades completares integradoras, interdisciplinares e de divulgação científica; trabalhos de campo, internatos e estágios supervisionados; atividades desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem; trabalhos especiais, de acordo com a natureza das disciplinas e trabalho de conclusão de curso, conforme definido no Projeto Pedagógico.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE), avalia os alunos de Graduação e constitui componente curricular obrigatório, conforme determina a Lei Federal nº 10.861/2004. No ano de realização do ENADE, portanto, a regularidade do(a) estudante com o Exame é indispensável para a conclusão do curso.

Conclusão de Curso

O(a) estudante conclui seu curso superior após a integralização de todos os componentes curriculares – obrigatórios, optativos e outros, incluída a participação do ENADE, quando for o caso. É vedada a Colação de Grau a estudantes que não tenham integralizado seu curso, conforme Resolução CONUN nº 241/2011.

Integralização Curricular

O limite para integralização curricular é determinado pelo tempo mínimo e máximo que o(a) estudante dispõe para a conclusão do curso, excluídos os períodos de trancamento. Este é definido no Projeto Pedagógico, e as dúvidas podem ser esclarecidas pela Coordenação de Curso.

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O Programa de Educação Tutorial – PET (vinculado à Secretaria da Educação Superior – SESu/MEC) é destinado a corroborar com grupos de aprendizagem tutorial por meio de concessão de bolsa de iniciação científica aos estudantes de graduação. As ações visam a indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão possibilitando aos estudantes, sob orientação de um Professor Tutor, ampliar experiências em sua formação acadêmica. A UEMG, desde 2013, atua com o Grupo PET/FaE/CBH através do projeto: “Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil”.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria da qualidade da educação pública brasileira. Para saber mais informações sobre o PIBID/UEMG (Blogs, Editais, Projeto Institucional e Subprojetos, etc), clique sobre o nome do programa
Programa de Mobilidade Acadêmica possibilita a estudantes de Instituições de Ensino Superior brasileiras, através de intercâmbio nacional e/ou internacional, trocar experiências acadêmicas visando ao seu enriquecimento cultural e científico. Consulte as instituições conveniadas e outras informações na página da Assessoria de Relações Internacionais. Consulte também os portais da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O Programa de Residência Pedagógica (PRP/UEMG) tem por objetivo  oportunizar aos estudantes das diversas Licenciaturas a imersão, reflexão e ação sobre e com os processos educativos que ocorrem no âmbito da escola pública, na sala de aula e nos espaços da escola na busca de uma educação de qualidade social, crítica e emancipatória. Para saber mais sobre o PRP/UEMG (editais, projeto institucional e subprojetos, etc) clique sobre o nome do programa.
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Instituído pela Lei 22.570/17, posteriormente regulamentado pelo Decreto 47.389/18, o Programa é uma política de assistência implementada recentemente e busca atender estudantes com menor poder aquisitivo. Um de seus principais objetivos é impedir que esse público desista da Universidade por falta de recursos para as despesas básicas, garantindo assim uma maior democratização do Ensino Superior.

Trata-se de um Programa ainda novo, em fase de construção, com orçamento limitado e que atinge um número reduzido de estudantes. Para serem contemplados com os benefícios, os interessados devem participar do Edital PEAES, lançado todo começo de ano pela Universidade. Fique atento ao portal UEMG para se inteirar dos prazos e da documentação necessária.

TIPOS DE AUXÍLIO
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MORADIA
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ALIMENTAÇÃO
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TRANSPORTE
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CRECHE
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APOIO PSICOPEDAGÓGICO
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Alunos e alunas da UEMG podem estudar, durante um ou dois semestres, em várias universidades estrangeiras ou nacionais, entre o segundo e penúltimo período de seu curso. Dentre os destinos possíveis estão: Portugal, França, Itália, Alemanha, Argentina e Colômbia. Os critérios para mobilidade de intercâmbio e a lista de universidades conveniadas estão no site da Assessoria de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional.

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Como forma de dar suporte aos estudantes, foi instituído por meio da Resolução nº 201/2010 do Conselho Universitário (CONUN), o Núcleo de Apoio ao Estudante, que busca atender à Comunidade Estudantil, contribuindo para sua integração psicossocial, acadêmica e profissional. Para mais informações, acesse a página da UEMG.
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Na Universidade, existem diferentes órgãos colegiados: Colegiado de Curso; Departamentos; Conselho Departamental; Assembleia Departamental; Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE); Conselho Universitário (CONUN).
 
O Colegiado de curso é a primeira instância de decisão sobre questões relacionadas a vida acadêmica dos(as) estudantes dos cursos de graduação. Informações sobre os órgãos colegiados consultar o Estatuto da Universidade, disponível na página da UEMG.
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Em virtude de mudanças na legislação e do processo de reformulação curricular em andamento na Universidade,
algumas das normatizações aqui anunciadas poderão sofrer alterações no decorrer do ano.
Esteja atento(a) e consulte sempre os informativos na página da UEMG para se manter atualizado(a).
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SOBRE O PERÍODO DE ATIVIDADES REMOTAS EMERGENCIAL


SOBRE O PERÍODO DE ATIVIDADES REMOTAS EMERGENCIAL


As atividades acadêmicas remotas, como medida emergencial durante a Pandemia da COVID – 19, exigem de toda a comunidade acadêmica algumas adequações.

Uma delas é a adoção de Tecnologias Digitais de Ensino e Aprendizagem conforme a Resolução COEPE/UEMG Nº 272/2020.
Nesse período de ensino remoto, a UEMG utilizará a Plataforma Teams e Moodle para as atividades “síncronas” e “assíncronas”.


Atividades Síncronas:

O ambiente em que alunos e professores estabelecem comunicação intermediada por computadores de forma simultânea. No ambiente síncrono, todos estão em contato com a rede ao mesmo tempo. Algumas ferramentas de cooperação síncrona são as videoconferências, os editores cooperativos e as sessões de chat.

Atividades Assíncronas:

No ambiente assíncrono não há participação simultânea de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. A mensagem emitida por uma pessoa fica registrada no sistema e pode ser vista e respondida mais tarde pelas outras.

EFETIVAÇÃO DE MATRÍCULA E AJUSTES DE MATRÍCULA NO PERÍODO DE ATIVIDADES REMOTAS

A efetivação de matrícula será realizada de forma online, por meio do Web Giz, de acordo com o período estabelecido pelo Calendário Acadêmico. O (a) estudante deverá entrar em seu acesso e selecionar as disciplinas que precisa cursar dentre as disciplinas ofertadas. Também será necessário desmarcar aquelas que não poderá mais cursar no período.
Importante: Ainda que as aulas remotas ocorram de formas síncronas e assíncronas, ao escolher duas disciplinas que possuem o mesmo dia e horário de aula o (a) estudante deverá optar por apenas uma delas, mantendo o seu horário original do curso presencial.
Os ajustes de matrículas, durante o período de pandemia, serão realizados por meio de formulário eletrônico a disponibilizado no site da UEMG. São indicados em casos relacionados à dispensa e inserção de novas disciplinas (como eletivas), trancamentos e cancelamentos.

Frequência:

A frequência do estudante que cursar os componentes curriculares ofertados na modalidade remota poderá ser vinculada à participação, realização e entrega das atividades planejadas e disponibilizadas pelos professores, considerando as atividades síncronas e as atividades assíncronas.
Realização das atividades síncronas
As atividades de ensino remotas síncronas, estabelecidas no art. 1º, inciso III, da Resolução COEPE/UEMG Nº 272/2020, deverão ser realizadas no turno de funcionamento do curso e conforme o turno de ingresso do estudante.

Sobre a disponibilização das atividades síncronas que não poderão ser acompanhadas em tempo real pelos estudantes:

As atividades de ensino remotas síncronas deverão ser gravadas e disponibilizadas aos estudantes.
A divulgação dos materiais produzidos para as atividades de ensino remoto síncronas e assíncronas deve respeitar as disposições legais vigentes sobre os direitos autorais, observadas a Lei Nº 9.609, de 19 de fevereiro de 1998, a Lei Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e a Resolução COEPE/UEMG Nº 237, de 11 de abril de 2019.

Sobre o pedido de Regime Especial

O Regime Especial de Estudos poderá ser aplicado conforme Resolução COEPE/UEMG Nº 249, de 06 de abril de 2020, para os componentes curriculares dos PPCs, a critério dos Colegiados de Curso.
O Regime Especial de Estudos indicado no art. 1º, § 1º, da Resolução COEPE/UEMG Nº 272, de 02 de julho de 2020, poderá ser aplicado ao Estágio Curricular Obrigatório e às atividades práticas, desde que seja realizada a adaptação da carga horária prática para a modalidade remota, conforme deliberação dos Colegiados de Curso.


Saiba mais sobre Ensino Remoto Emergencial acessando o GUIA PARA ESTUDANTES

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Universidade do Estado de Minas Gerais
Pública, Gratuita e de Qualidade

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Lavínia Rosa Rodrigues
Reitora

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Thiago Torres Costa Pereira
Vice-Reitor

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Fernando Sette Júnior
Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças
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Michelle G. Rodrigues
Pró-Reitora de Ensino
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Magda Lúcia Chamon
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
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Moacyr Laterza Filho
Pró-Reitor de Extensão
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